BEGONIACEAE

Begonia toledoana Handro

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Begonia toledoana (BEGONIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

1.568,926 Km2

AOO:

36,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre no Estado de São Paulo (Jacques, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(iii)+2ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Begonia toledoana</i> é uma begônia endêmica da região sul do Estado de São Paulo (EOO=1.392,11 Km² e AOO=36 Km²). Essa região sofreu um intenso desmatamento para o plantio de espécies frutíferas comerciais, como a banana. Suspeita-se que o desmatamento leve a população dessa begônia a ser severamente fragmentada, uma vez que o fluxo gênico entre subpopulações é prejudicado.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita originalmente em Loefgrenia 39: 3 1969.A espécie caracteriza-sepor apresentar estípulas pequenas, triangulares e coriáceas, flores com tricomas longos, finos e emaranhados, folhas com tricomasdendríticos na superfície adaxial longos nas nervuras e mais curto na lâmina(Jacques, 2009; Mamede et al., 2012).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre no sub-bosque de, mata sobre rochas calcárias, perto de grutas e áreas de transição entre, Floresta Atlântica e Campo de Altitude (Jacques, 2009; Mamede et al., 2012).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Espécie herbácea a subarbustiva de até 1,5 m de altura, monóica, floração de abril a setembro e frutificação em maio a fevereiro, ocorrendo no sub-bosque de mata sobre rochas calcárias, perto de grutas e áreas de transição entre Floresta Atlântica e Campos de Altitude (Jacques, 2009; Mamede et al., 2012)

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture
A Mata Atlântica vemsofrendo ao longo dos anos intensa retirada de cobertura vegetal nativa,degradação do solo e introdução de espécies exóticas, visando a utilizaçãodestas áreas para plantios e pastagens (Young, 2005).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Considerada "Em perigo" (EN) pela Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie apresenta registros de ocorrência no Parque Estadual de Jacupiranga (Souza, 8953, 9021 ESA; Cordeiro, 1407 SP; Leitão Filho, 33137 SP) e no Parque Estadual de Intervales (Araki, 133 ESA).
Ação Situação
5.7 Ex situ conservation actions on going
A espécie apresenta registro de um indivíduo na coleção viva do Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (Aguiar et al., 2009).